domingo, 23 de maio de 2010

Educação dos Filhos

Há poucos dias uma reportagem marcou-me profundamente. Em um local da capital gaúcha, vários adolescentes estavam envolvidos em uma verdadeira orgia em plena luz do dia. Drogas como o álcool, cigarro, maconha e outras mais faziam parte da “junção”. Meninas seminuas sendo “amassadas” por vários rapazes completavam a cena. Era uma libertinagem total. Algum morador próximo ao local chamou a polícia. Mas pasmem, não puderam fazer nada alegando que os mesmos eram menores de idade. Eu por um lado dei razão para os policiais. Isto não é caso de polícia, isto é caso para os pais resolverem. Este era o momento de os pais serem confrontados: “Que tipo de pessoas vocês estão colocando na sociedade?”. Aqueles adolescentes estavam ali, com toda a certeza por culpa de pais ausentes na educação. Se fossem chamados ali defenderiam a atitude dos filhos. Quando se deixa os filhos a sua própria vontade, não se cria pessoas livres e sim “libertinas”. Esta é a realidade.


A Palavra de Deus nos orienta na educação de filhos. A Bíblia diz: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. Provérbios 22.6. Não conheço ninguém que investiu tempo na educação dos filhos que tenha se arrependido. Educar os filhos é um investimento, não somente nele, mas também para a sociedade. É uma pouca vergonha o que temos visto hoje em dia, lares repletos de maus filhos e maus filhos serão maus cidadãos. Se não respeitam em casa, como se esperar que respeitem fora? Tudo começa em casa, e se a base é ruim, todo o conjunto corre perigo. A Bíblia diz: “Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha”. Provérbios 29.17. 


Eduque, corrija e discipline agora e terás orgulho de teus filhos. Eles te agradecerão por teres ensinado o caminho certo. Quem ama educa, corrige e disciplina.


Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário