sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ORAR + AÇÃO = ORAÇÃO CORRETA



“Agora, Senhor, olha para a ameaça deles. Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim de que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos. Quando terminaram de fazer essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar corajosamente a palavra de Deus”. Atos 4.29-31

O que fazer diante das perseguições? E quando nossos líderes forem perseguidos e presos por pregarem a verdade do Evangelho? E depois que os líderes forem libertos e falarem que há ameaças de morte e castigo se continuarem com a pregação do Evangelho?  Talvez a maioria responda que o melhor é orar a Deus, suplicar jejuar etc..  Sim, mas que tipo de oração elevamos ao Senhor nesta hora? Aquela triunfalista que clama a Deus para que o Senhor elimine todos os nossos adversários, pois somos “filhos do Rei” e ninguém pode nos tocar, afinal, somos ungidos? Será a oração que pede que Deus acampe seus anjos ao redor do local em que estamos orando para que ninguém invada e nos deixem em paz? Podemos orar também pedindo que Deus desça fogo do céu? Alguns mais poderosos orarão pedindo que o Senhor cale a boca do inimigo? Talvez, alguns realizarão um ato profético em algum lugar determinando que o Brasil é de Jesus e vamos ganhar a questão no “berro”?
Chamou-me a atenção como agiu a igreja primitiva quando seus principais apóstolos e líderes foram presos (não por falcatruas). Pedro e João haviam sido presos por curarem um coxo e depois questionados diante do Sinédrio, um conselho de líderes judaicos que tinha poder até de mandar matar. Após reunião entre si, os membros do conselho decidiram soltar os apóstolos, não sem antes, ameaçá-los com a ordem expressa de não pregarem mais no nome de Jesus. Ao retornarem ao convívio da igreja e contarem tudo o que aconteceu com eles e como foram ameaçados eles rompem unânimes em oração. Mas não é uma oração triunfalista. Eles reconhecem a Soberania de Deus (v. 24), que toda esta fúria, do povo e dos líderes, estava registrada nas Escrituras e foram predeterminada por Deus (v.25-28). Cientes de que estes perigos e ameaças que rondavam o povo do Senhor, não fugiam e estavam no controle da soberania divina sua oração é um modelo para nós hoje em dia que estamos cercados de falsos líderes e suas orações triunfalistas.
A primeira coisa que eles pedem, depois de reconhecerem o Reino de Deus nesta situação é: “Agora, Senhor, olha para a ameaça deles. Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim de que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos” (vv. 29,30). Seu pedido era de que o Senhor olhasse para aquelas ameaças, não para eliminar os adversários, mas pediram confiança. Para vencê-los era preciso o poder de Deus nas suas vidas. Eles não pedem para que Deus elimine o problema ou elimine seus adversários. Com o poder da pregação do Evangelho é possível que seus próprios adversários conheçam a verdade. Não foi assim que Deus agiu conosco, seus inimigos? Com o poder para pregar a Palavra eles pedem que a mão do Senhor os acompanhe, fazendo curas, sinais e maravilhas em nome de Jesus. Eles ouviram bem quando Pedro e João falaram que o Sinédrio não pode deixar de reconhecer que eles tinham estado com Jesus (Atos 4.13), que tinham realizado uma cura (4.14-16) e que o poder manifestado na cura do coxo levou o povo a glorificar a Deus (4.21).
Vivemos momentos difíceis no mundo para o povo cristão. Estamos cercados com o aumento da iniquidade e falta de temor a Deus. Eu penso que talvez a igreja hoje seja o Jonas no navio, ele está afundando e culpa é por que ali está um desobediente a Deus. Será que nossas orações não estão ocupadas demais com o nosso bem estar? Será que não estamos ocupados demais pedindo bens passageiros e bem estar? Não está na hora de pedirmos poder para pregar o Evangelho e que a mão do Senhor nos acompanhe com curas sinais e maravilhas? Foi isso que levou a igreja primitiva a impactar o mundo da sua época. Sei que teremos de sair do comodismo, é verdade, mas foi isso que levou os apóstolos e a igreja a triunfar, sem determinismos, mas com orar + ação corretas. O Senhor Jesus Cristo mandou que seus discípulos fossem pregar o Evangelho e eles foram em obediência e o resultado ficou por conta d’Ele: “Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira”. Marcos 16.20
A história mostra que até os inimigos do Evangelho vieram a se converter, com certeza um dos maiores foi Saulo de Tarso, mas isso veio com orar = ação = oração correta. Assim o lugar tremeu, eles foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com autoridade a Palavra de Deus (v.31).
Oremos: Senhor perdoa-nos! Estamos ocupados demais com nossos interesses e esquecemos que somos representantes do teu Reino aqui na terra. Remove do nosso coração as preocupações passageiras e que venhamos a nos ocupar com as tuas coisas que são eternas. Dá-nos a plenitude do teu Espírito para pregarmos o teu Evangelho e que a tua poderosa mão fique manifesta com curas, sinais e maravilhas. Em nome de Jesus, amém!
Pr. Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário