sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Verdadeira Riqueza

Lembro-me de uma conversa que minha mãe teve com um vizinho nosso quando morávamos no interior. A conversa se desenrolava em torno das constantes enfermidades que o homem enfrentava, mas que o mesmo dizia: “Não tenho tempo de consultar, tenho de trabalhar e ajuntar dinheiro para deixar para os filhos!”. O conselho de minha mãe diante desta colocação foi fantástico. Ela disse: “Olha vizinho, caminhão de mudança não segue o enterro”.
Para reforçar o ensino de minha mãe há algum tempo atrás assisti uma reportagem que falava sobre os Faraós. Nela eu vi que eles eram enterrados com os seus tesouros. Tudo o que pertencia a eles nesta vida era colocado junto ao seu corpo, inclusive seus escravos para, segundo a sua crença ser usado na outra vida, pois os mesmos acreditavam na ressurreição (não como cremos como cristãos), por isso o embalsamento do corpo. Esta reportagem apresentou algumas situações que os Faraós não contavam. Quero falar de duas. Primeiro: muitos túmulos que foram descobertos tiveram as riquezas ali encontradas saqueadas. Segundo: os objetos que não foram saqueados estão em exposição em alguns museus, inclusive o sarcófago contendo o corpo do Faraó mumificado.
Lembrei-me de do ensinamento de Jesus no Sermão do Monte. A Bíblia diz: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. Mateus 6.19-21.
Como é triste a realidade das pessoas que entesouram no lugar errado. Aqueles que levam para o túmulo, somente riquezas terrenas, são pobres e miseráveis. Muitos são ricos pra o mundo, mas para Deus não possuem nenhuma riqueza. Tem a sua conta bancária recheada, mas o lugar da verdadeira riqueza eles não conhecem. Ignoram o lugar do verdadeiro depósito. São ricos de riquezas passageiras e instáveis, mas mendigos de valores eternos. Nosso vizinho e os faraós creio eu, são exemplos de erros que devemos evitar. Eles podem se tornar irremediáveis.
Nunca esqueci a conversa e a resposta de minha mãe. O ensino do Mestre é claro e não deixa dúvidas. O conselho de mamãe, e o que Jesus falou, continua ainda a ecoar em meus ouvidos. Juntos, selam um ensino em meu coração que seguido me leva a uma reflexão profunda sobre os verdadeiros valores pelos quais devo lutar. Trazem-me para o foco das verdadeiras riquezas. Embora as riquezas terrenas e passageiras me assediem, os ensinamentos de Jesus e de minha mãe me ajudam a manter os pés no chão e os olhos no que é eterno.
Oremos: Senhor Deus, nos ajude a firmarmos os nossos passos no teu caminho, tendo a sabedoria que vem do alto para sempre reconhecermos as verdadeiras riquezas. Que jamais sejamos ofuscados pelo falso brilho das riquezas passageiras. Em nome de Jesus eu oro, amém!
Pastor Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário