quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Fé Verdadeira Gera Compromisso

Para muitos cristãos, Cristo é um pouco mais que uma ideia. Ele não é um fato. Milhões de Cristão professos falam como se Ele fosse real e agem como se Ele não fosse. E sempre nossa verdadeira posição se faz manifesta pelo modo como agimos, não pelo que falamos.
Podemos provar nossa fé por meio do nosso compromisso com ela, e não de outra forma. Qualquer fé que não conduz aquele que a sustenta não é verdadeira; não passa de uma pseudofé e pode abalar profundamente alguns de nós se formos colocados frente a frente com nossas convicções e forçados a testá-las nas labaredas da vida prática.
Muitos de nós cristãos, tornamo-nos habilidosos em organizar a nossa vida de forma a admitir a verdade do Cristianismo sem ficarmos envergonhados com suas implicações. Dispomos as coisas de modo que possamos nos dar bem o bastante sem a ajuda divina, ao mesmo tempo em que, ostensivamente a buscamos. Vangloriamo-nos no Senhor, mas vigiamos atentamente para que nunca nos encontremos em uma situação de dependência d’Ele. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9
A pseudofé sempre arruma uma saída no caso de Deus “falhar”. A verdadeira fé conhece apenas um caminho e se dá o prazer de ser desprovida de um segundo caminho ou de substitutos paliativos. Para a verdadeira fé, ou é Deus ou é a queda total. E não faz sentido Adão ter primeiro aparecido na terra tivesse Deus falhado com o único homem ou mulher que n’Ele confiou.
O homem que tem uma pseudofé lutará por sua crença em termos verbais, mas se recusará terminantemente a permitir que seja colocado em uma situação onde o futuro deverá depender desta fé como sendo algo verdadeiro. Ele sempre se mune de formas secundárias de fuga para que tenha uma saída, caso o teto venha a desabar.
O que precisamos urgentemente nestes dias é de um grupo de cristãos que estejam preparados para confiar totalmente em Deus, tanto agora, como no último dia. Para cada um de nós certamente está prestes a chegar o tempo em que não teremos outra coisa senão Deus. Saúde, riqueza, amigos, esconderijos desaparecerão e teremos apenas Deus. Para o homem que tem a pseudofé, esta é uma ideia apavorante, mas para o que tem a fé verdadeira é uma das ideias mais confortantes que o coração pode nutrir.
Seria uma tragédia, de fato, chegar ao lugar onde não temos outra coisa senão Deus e descobrir que não confiamos realmente n’Ele durante nossa passagem pela terra. “Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu”. Mateus 7.21

 Seria melhor convidar Deus para pôr fim a toda confiança falsa, libertar nosso coração de todos os recônditos secretos e nos levar a um lugar exposto para que possamos descobrir, por nós mesmos, se realmente confiamos n’Ele ou não. Este é um remédio terrível, porém infalível, para as nossas dificuldades. Remédios menos fortes podem ser muito fracos para a realização desta obra. E o tempo está passando diante de nós.
Texto extraído do Livro VERDADEIRAS PROFECIAS de A. W. Tozer – p. 177,178
Oremos: Senhor, ajuda nos a vivermos a fé verdadeira, aquela que te agrada, para que possamos experimentar na vida diária a dependência e poder que vem de Ti. Tira do nosso coração toda falsidade que impede a verdadeira fé e que habite ali somente a Tua Palavra para que, somente por ela nos guiemos. Em nome de Jesus, amém!
Versículo para decorar: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno”. Salmo 139.23,24

Nenhum comentário:

Postar um comentário