quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cazuza, um Herói?

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto: “Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora: “As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?”. Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado”.


Ela prossegue: “No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo? Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.


Em sua análise mais drástica ela diz: “Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor”.


Ela deixa um alerta: “Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário? Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre”.


Karla Christine - Psicóloga Clínica



23 comentários:

  1. essa pscicóloga de merda não sabe o que tah falando, cazuza batalhou, e muito para gravar o primeiro disco e deve sim ser cultivado eu sou assim igualzinho a ele e nem por isso deixo de construir uma nova sociedade.
    é minha gente vou cantar o blues da piedade senhor piedade pra essa gente careta e covarde
    senhor tenha piedade dessa gente que ñ teve coragem de viver como ele e finge nas frases prontas que odeia cazuza.coragem coragem coragem coragem coragem coragem....

    ResponderExcluir
  2. Cazuza e Renato Russo eram foda não é uma idiota qualquer que vai falar mal de cazuza quero ver se ela teria coragem de falar o que ele cantava
    ao vivo em qualquer emissora falar mal é facil quero ver fazer acontecer

    O Tempo Não Para
    Cazuza
    Composição: Cazuza / Arnaldo Brandão

    Disparo contra o sol
    Sou forte, sou por acaso
    Minha metralhadora cheia de mágoas
    Eu sou um cara
    Cansado de correr
    Na direção contrária
    Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
    Eu sou mais um cara

    Mas se você achar
    Que eu tô derrotado
    Saiba que ainda estão rolando os dados
    Porque o tempo, o tempo não pára

    Dias sim, dias não
    Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
    Da caridade de quem me detesta

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    Eu não tenho data pra comemorar
    Às vezes os meus dias são de par em par
    Procurando uma agulha num palheiro

    Nas noites de frio é melhor nem nascer
    Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
    E assim nos tornamos brasileiros
    Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
    Transformam o país inteiro num puteiro
    Pois assim se ganha mais dinheiro

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    Dias sim, dias não
    Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
    Da caridade de quem me detesta

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    ResponderExcluir
  3. Acho que você viu o filme, informou-se da história, e tomou os conceitos que grande maioria tomaria. Mas achei você errada e ridícula. É, essa tua sociedade jamais veria o Cazuza e outros grandes artistas como pessoas importantes. Porque é drogado, não é mesmo? Um marginalzinho mimado. Pois sua filha adolescente queria seguir uma imagem, de forma errada, então talvez seja falta de personalidade dela. Agora, você não sabe o que levam todas as pessoas as se drogarem e aposto que isso fica fora da sua Socidade de Certos e Errados. Sei que muitas vezes ouvir "não" não basta, e que Cazuza lutou contra uma sociedade cega e suja como a que as pessoas tentam preservar, porque ele era errado sim, um drogado, no entanto, teve muito mais voz do que grande maioria da sociedade. Do que você e eu. Eu o admiro. Com ou sem drogas, com ou sem a "educação", sendo ou não um mimado.

    ResponderExcluir
  4. Opinião de uma francesinha passando por ai:

    Essa mulher é louca. E que seja psicologa da muito medo.

    Se a sua filha for idiota ou limitada, sorte dela, porque dai ela não vai sofrer. Mas se for uma pessoa que tem alguma luz dentro dela... Coitada.

    Adivinhe quem disse isso :
    "Nossos adolescente atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres."
    Foi o bom velho Socrates.... 5 séculos antes de Jesus Cristo...

    E claro que tem que saber dizer NAO ao seu filho! Eu tenho um filho, e sei muito bem impor limites! Você não acha que os pais do Cazuza não avisaram ele??? Agora não bastou a minha mae me dizer não, eu fiz as minhas proprias experiências, inclusive tomei drogas, e fiz muitas outras experiências também, como viajar e conhecer o Brasil, e um trilhão de coisas MUITO legais sem quais eu não seria eu e eu ja estaria morta, ou deprimida. E hoje eu estou bem com a minha vida, bem sucedida, com um filho lindo maravilhoso. E agradeço demais aos meus pais por não ter tido uma visão reduzida da vida. Por aconselhar e não impor e estar sempre ao meu lado.

    Educar é essencial. Preservar a luz é um ato de amor. A mãe do Cazuza preservou essa luz até o final. Ele viveu o que ele queria. Ele decidiu. Não pense que a sua filha vai morrer aos 30 porque fez coisas ruins na vida! Não apague a luz.

    Qual é o preço a pagar pela conformidade?
    O divorcio?
    O suicidio?
    A infelicidade?
    A folia?

    Te aconselho um filme muito bom : o Sétimo Continente. Esse negocio de coisas certas ou erradas me da arrepio. Quem somos para saber o que é certo ou errado? Na melhor sociedade que ja existiu, a dos tupi, matavam crianças e eram canibalistas! Em outras sociedades, homens tem varias mulheres! Em outras, pessoas fumam ervas ou bebem ou tomam cogumelos. Na minha sociedade não existem casais. Em alguns lugares no mundo todos andam pelados.

    E dai? Você acha que esta certo PORQUE? Qual a sua referência? Jesus? Os seus pais? A sua cidade? O seu pais? Que tal viajar um pouco e descobrir o mundo? Que tal aceitar o Outro, inclusive o seu propio filho? Que tal deixar-lhe a oportunidade de fazer as proprias experiências (sempre informando e acompanhando, é claro, pois esse é o papel dos pais)...

    ResponderExcluir
  5. /FODA-SE A SOCIEDADE/ Abrir os olhos para coisas caretas são o que podemos chamar de padrão social. A sociedade é certo encher a cara de cachaça, mas fumar maconha é errado por que é errado!? porra que merda é essa!! //FODA-SE QUEM É CARETA// Cada um faz o que quizer com a vida, essa psicologa é do tipo de gente que vai morrer sosinha numa casa pois filho nenhum vai querer estar com uma careta que não sabe o que fala!!! Olha psicologa! se vc se acha tão esperta pra falar dde mim por que nao vai cuidar da sua vida?? Ou melhor pega um baseado bota meu cd no radio e toma com um Wisky presidente!!!

    Eu podia ser filho de papai, mas pelo menos não sou preconceituoso.. eu fumo eu bebo, sou o poéta que mesmo morto estarei vivo em cada coração!!! CaZuZa

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo texto... sem palavras. O povão, baixaria, luta e tem coragem de dizer oq pensa, mas o povo bom que luta pelo certo, pela ética e pela moral não tem coragem de dar a cara para bater. Ela teve e merece meu respeito. Eu não iria querer jamis que meus filhos fossem sombra do que este moço foi. Suas músicas marcaram, mas sua história é suja, humilhante e vergonhosa. Por estes exemplos que o Brasil se tornou um país cada vez mais cheio de sem vergonhas. Países podem ter mil problemas, mas em incentivar marginais o Brasil tem doutorado!
    Nossos valores foram destruídos e não podemos ser chamados de sociedade. O pior é ver os jovens e outros defendendo figuras assim com um texto de nível tão baixo e ter a coragem de postar aqui.. é como eu disse o povão não mede esforços para arruinar a sociedade, mas está na hora das pessoas "boas" não economizarem para rebater!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos nunca, em hipótese alguma, estabeleçer padrões regrados como modo de vida.

      A ditadura fez muito isso, quis estabeleçer como o cidadão deveria viver, o que as pessoas deveriam ou poderiam ler, assistir e ouvir. Isto só causou revoltas na população, principalmente nos jovens daquela época.

      Viver com liberdade de ações e pensamentos é a melhor opção pra qualquer pessoa.

      Cazuza era feliz e realizado com o modo de vida que teve,isto é o que importa, e não as opniões alheias.

      Excluir
  7. O que mais me impressiona nos comentários acima, é a falta de argumentos e coerência de determinadas pessoas ao falarem de "personalidade"...O que seria personalidade pra vc →Mαყ←? Falta de personalidade é se deixar influenciar por um cara como cazuza e achar que é lindo praticar atos que ele praticava...isso sim é falta de personalidade...

    ResponderExcluir
  8. Barbaridade isso qu eescreveram sobre Cazuza , críticas que fazem a ele que dá vontade até de rir ..
    Que descanse hem paz o maior poeta jovem que o brasil já teve..
    è que as críticas continuem POis , o tempo.O tempo não para

    ResponderExcluir
  9. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos

    nao consigo acreditar q essas palavras tenham vindo de uma psicologa... nao da pra um pai nem pensar em educar um filho sem antes contruir uma boa relação com ele..

    e não tem jeito cazuza foi um idolo nao so de sua geração como ainda e hoje em dia. um poeta dos melhores... gostem ou não

    pra mim cazuza teve o azar de nascer na epoca errada
    se pensarmos bem ele era exatamente oque os jovens são hoje em dia mas em tempos como os anos 80 ser assim era ¨¨demoniaco¨¨ (desculpe a piadinha nao resisti)

    ResponderExcluir
  10. Já que é contra Cazuza você deve estar apaixonada com Restart com letras infantis e uma trajetória sem história.

    ResponderExcluir
  11. Tá gente. Mas vamos concordar que Cazuza traficou e por ter talento, nascer na zona sul, obteve mais respeito e direito a liberdade do que um perrapado que trafica: fato. E também vamos admitir que pro cinema só vai filme de gente que nasce em berço de ouro porém só espalha mal exemplo porque o povo [digo EM GERAL] não dá ibope a quem consegue as coisas com dificuldade. Alguém aqui já foi ver o filme da Flor de Lins por acaso? Pouquissimas pessoas dão audiência a historia de quem ralou muito...! Nem o filme do Lula deu tanta bilheteria quanto Cazuza.

    ResponderExcluir
  12. "A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára"

    Se, algum dia, as pessoas que condenam Cazuza meramente por seus atos, sem ao menos analisarem seus próprios narizes pedantes, escreverem algo mais bonito e racional que isso... ah meu caro, neste dia choverão meteoros.

    ResponderExcluir
  13. concordo plenamente ele foi um traficante marginal mimado e ainda sim até hoje é cultuado tenho dó dele e da vida que os fãs dele levam cultuando um cara que só fazia merda e morreu por burrice e cagada dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está concordando plenamente com o equívocado, imaturo e superficial.

      Tenho dó de pessoas como você, influenciáveis à manipulação tendenciosa.

      Cazuza diria:
      ''Vamos pedir piedade, senhor piedade''.

      Piedade aos pobres de espírito como você.

      Excluir
  14. Estamos numa democracia e cada um tem o direito de pensar e dizer o que quiser... E isso também inclui respeitar as opiniões dos outros... O cazuza sem dúvida foi um poeta inteligentíssimo, porém não usou de sua inteligência para guiar sua vida... FATO!!!

    ResponderExcluir
  15. Acredito piamente que qualquer pessoa de bom senso teria vergonha de ter uma pessoa como Cazuza como referência, esse rapaz morreu jovem porque desperdiçou tudo de bom que ele poderia ter,a sociedade está cheia de Cazuzas e é por isso que a cada dia morrem tantos jovens e nossas taxas de criminalidade estão cada vez mais altas, é porque ainda cultivam ídolos como ele e porque os valores foram invertidos, Cazuza era um desses que se tivesse pouco dinheiro seria mais um que apareceria nas páginas policiais e tratado como bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito piamente que qualquer pessoa com ética e bom senso teria vergonha e desprezo de ter uma pessoa ao seu lado como você.

      Este poeta morreu jovem vítima de uma doença até então pouco conheçida aquela época, sem o mínimo de chançes de sobrevivência.

      Se esta ''sociedade'' estivesse ''cheias'' de Cazuzas, certamente seria uma sociedade menos hipócrita, moralista e careta.

      Excluir
  16. Ídolo de verdade só Jesus... eu ouço músicas das melhores bandas dos anos 90 como alice in chains, Nirvana, entre outros que foram da mesma geração que Cazuza e Legião Urbana. Todos os vocalistas desses respectivos grpos citados, ja morreram... uns de overdose e outros de Aids. Eu ouço e admiro muito o trabalho desses artistas, mas não os considero como meu ídolo, pois não conhecí os mesmos em vida, e realmente eles não nos passam bons exemplos de vida. Portanto, eu so pego pra mim a parte boa que eles passam ao público... mas nunca serão meu ídolo, pois acho idiotice vc dizer que um cara é seu ídolo, sendo que vc nunca conviveu com ele pra saber quem ele era como pessoa. Agora vc dizer que é ídolo das músicas e poesias deles, ai eu concordo, ate ai tudo bem! Mas infelismente, a sociedade so da valor às pessoas pelo que elas tem e não pelo que elas são! Ou seja, dão valor a quem tem sucesso e fama ao invés de valorizar a pessoa pelo que ela é no seu jeito de ser!

    ResponderExcluir
  17. Quem achar que Cazuza foi um ídolo só pode ter problema de cabeça, é a unica explicação ......

    ResponderExcluir
  18. É o seguinte,cazuza nunca foi éroi d ninguem,certo,meu eroi é Deus,Cazuza só mostrou que era uma cara sem noção das coisas,que a vida da gente é o único tesouro que temos e devemoszelar por ela,ele não mudou o mundo, nem com suas atitudese nem com suas letras que fazia,pelo contrario tudo esta é mais pior,então que Éroi é esse que vcs estão falando?vamos parar d ser ípocritas,porque Éroí é aquele que faz o seu cada um,que contribui um pouquinho para uma sociedade melhor,que luta pelos seus direitos,valores e igualdades,Não foi o caso do Cazuza,ele só mostrou em ser um porra louca que levou ele a determinadas situaçoes por não ouvir ninguem e achar que o mundo era dele.

    ResponderExcluir
  19. Na moral, a inveja pelas pessoas com mais dinheiro é tão grande, que pra chamar alguém que usa drogas e é rico de mimado é no instante. Se ele se tornou famoso, é porque ele tem talento, porque caso contrário ele só seria o filho da Cláudia Raia, o filho da Alessandra Negrini, ou então o filho do Chester do Linkin Park entre outros, sabemos que eles tem filhos, mas os filhos não são famosos

    ResponderExcluir